O Twitter testa novos recursos: 'gerenciar trends topics' e 'caixa de respostas'

Compartilhar:

O Twitter continua trazendo mais e mais novidades para a plataforma. A rede social agora está procurando maneiras de dar ao usuário a sensação de que ele tem controle sobre o que vê na plataforma. Em sua luta para erradicar o abuso online, a rede social apresenta uma novidade para gerenciar as hashtags que se tornam populares.

Com a novidade é possível relatar algum assunto ou tendência que está causando qualquer tipo de desconforto. Basicamente um tipo de feedback que até agora o microblog não tinha. O novo recurso – do qual o Twitter ainda não especificou nada oficialmente, foi recentemente mencionado pelo especialista em mídia social Matt Navarra:


No lado direito de cada trend topic, há agora um menu suspenso que permite relatar a hashtag por cinco motivos diferentes:

  • This trend is spam / Esse assunto é spam
  • This trend is abusive or harmful / Esse assunto é abusivo ou prejudicial
  • This trend is a duplicate / Esse assunto é uma duplicata (cópia)
  • This trend is low quality / Esse assunto é de baixa qualidade
  • The associated content is not relevant / O conteúdo associado não é relevante 

Por outro lado, isso pode ter suas implicações negativas também, já que tal recurso pode dá a qualquer pessoa o poder de contribuir para derrubar determinadas tags, assuntos ou tendências. Os trends topics são gerados automaticamente por um algoritmo que tenta identificar assuntos que estão sendo muito falados nesse momento mais que no passado. A lista de trends foi criada para ajudar as pessoas a descobrirem as notícias mais importantes de todo o mundo, em tempo real.

E embora as políticas de uso do Twitter expliquem o porquê certos tópicos de conversa nunca se tornarão um trending topic, sem dúvida a possibilidade de que os usuários agora podem se organizar para boicotar uma certa hashtag abre a porta para uma luta de opinião ainda mais polarizada.


Caixa de respostas ao estilo Facebook

A diretora de produto do Twitter Sara Haider mostrou um novo recurso do qual ainda encontra-se na fase testes. Trata-se de uma nova seção de respostas, uma caixa única que organiza todas os comentários feitos a um tweet – bem semelhante com o que acontece com postagens feitas na rede social de Mark Zuckerberg.


A ideia é que em vez de tuitar uma resposta, você faz um comentário que pode ser respondido no mesmo espaço pelo autor da postagem ou por outros usuários. Obviamente essa nova feature vai gerar alguma controvérsia entre os usuários, pois pra muita gente o formato atual já é funcional e também organizado o suficiente.

Vale ressaltar que organizar as respostas a uma postagem em um único espaço teoricamente pode ser mais organizado do que acumular tweets em sequência no estilo thread. Logo, acompanhar discussões por exemplo, também pode ser melhor dessa forma, entretanto só o tempo dirá o quão funcional ou aceitável pelo público essa novidade será.

Nenhum comentário