#Parabéns! A famosa Hashtag completa 10 anos

Compartilhar:

Se você tem pouco mais do que 10 anos de idade e está lendo isso, sim, já existiu um mundo onde a "hashtag" (#) – também chamada de "jogo da velha", "cerquilha" ou "cardinal" – era usado para o tal do jogo onde bolinhas e xizinhos se enfrentam.

Também estava presente em um botão esquisito que não servia para nada aparentemente nos aparelhos telefônicos fixos e nas teclas dos celulares. Além disso o sinal (#) é usado na música pra identificar um acidente musical chamado "sustenido".

No entanto, há exatamente 10 anos, Chris Messina (ex-engenheiro do Google e do Uber) sugeriu em um tweet que as pessoas agrupassem assuntos de discussão no Twitter usando o caractere # antes de palavras, reunindo discussões e facilitando a vida dos usuários na hora de encontrar uma sequência específica de mensagens.

Confira o tweet original que "criou" a hashtag na internet no qual diz: "Como vocês se sentem usando # (pound) para grupos. Como em #barcamp [msg]?"

A ideia deu certo!

O uso do sinal se disseminou pela internet e hoje é usado nas mais diversas redes sociais, como Facebook e Instagram. Quem nunca ouviu alguém, no mundo real mesmo, falando "hashtag" alguma coisa? Pode ser um vício de idioma estranho, mas é a maior prova de que a ideia de Messina sem duvida deu supercerto.


Nesta quarta-feira, o Twitter criou um emoji especial para celebrar a data. Para ativá-lo, porém, é preciso fazer um tweet com o termo #Hashtag10.

No fim das contas, a hashtag antes de termos acabou sendo adotada por toda a internet, desde usuários comuns até perfis corporativos de grandes empresas, que viram a importância do seu uso para filtrar a imensa quantidade de conteúdo postado na rede mundial todos os dias.


FONTES(S) THENEXTWEB 

Nenhum comentário