Tudo sobre o Twitter! A rede social de 280 caracteres

Compartilhar:

Nesse post vamos explorar um pouco mais a fundo a rede social dos 280 caracteres, responder muitas perguntas, saber sobre várias curiosidades e mais. Por exemplo, como o Twitter surgiu? Por que o Twitter usava antes 140 caracteres?

Mas antes de mais nada, vamos começar pela forma de escrever de alguns termos. Uma parte dos usuários brasileiros do serviço, opta por aportuguesar apenas parcialmente as palavras derivadas do nome Twitter. Eles escrevem, por exemplo, "tuítar", "tuítosfera", "retuítar" etc. Já outros preferem usar a forma digamos, "mais correta de escrever", ou seja, "twittar", "twittosfera", "retwittar", etc. (usaremos as duas formas de escrever nesse artigo :).

Um pequeno resumo histórico do Twitter

A rede social foi criada em Março de 2006 por Jack Dorsey Evan WilliamsBiz Stone e Noah Glass e foi lançado em 15 de Julho de 2006 nos EUA. Quando lançada, a rede foi chamada Twttr (sem vogais), o nome da rede social, em inglês, significa gorjear. A ideia é que o usuário da rede social está "piando" pela internet.

Essa é a primeira mensagem da rede social feita por Jack Dorsey que publicou "só tô aqui arrumando o meu twtter".

A imagem a seguir, é da primeira versão do Twitter quando o serviço foi lançado em 2006:


Primeira versão do Twitter chamada Twttr 


Apesar de só ter sido lançado em 2006, o conceito do Twitter já vinha sendo pensado desde 2000 pelo programador Jack Dorsey. Abaixo, uma página de rascunho do projeto de Dorsey:


Rascunho do projeto chamado de "Status"


Dois anos antes da fundação do Twitter, Evan Williams havia sido responsável pela criação do Blogger e, juntamente com Biz Stone, trabalhavam na gigante Google. Saíram de lá para formar a Odeo, uma empresa de podcasting que não trouxe resultados em sua área de atuação. A ideia surgiu de Dorsey durante uma reunião de discussão de ideias (brainstorming) em que ele falava sobre um serviço de troca de status, como um SMS. Antes do nome oficial, vieram várias ideias, desde "Sea Shells" até "FriendStalker", "Jitter" e "Status", que chegou a ser usado em alguns rascunhos – na imagem acima o pré-Twitter é chamado de "Status".




O pré-Twitter tinha como conceito exatamente o envio de mensagens curtas através do celular, em que você receberia um twich (vibração, em tradução livre) no seu bolso quando um update era enviado. Entretanto, a palavra não agradou, pois não mostrava exatamente o que era o serviço. Ao buscar nomes parecidos no dicionário, Noah Glass, Dorsey e os outros encontraram a palavra "twitter", que em inglês tem dois significados: "uma pequena explosão de informações inconsequentes" e "pios de pássaros". Ambos combinavam perfeitamente com o conceito.

O primeiro protótipo do Twitter era usado internamente na Odeo, sendo lançado em escala pública e completa (também para computadores) em julho do mesmo ano. Em agosto, os três fundadores e outros membros da Odeo fundaram a Obvious Corporation, que incluía o domínio Twitter.com. O microblog tornou-se uma companhia separada em abril de 2007.

A progressão do Twitter

A explosão do Twitter aconteceu no mesmo ano em no South by Southewest (SXSW), um festival de música e filmes para novos talentos, que trouxe a tecnologia como foco através de conferências interativas – o festival atraiu muitos criadores e empresários do ramo tecnológico para mostrar suas ideias. Neste ano especificamente, foram colocadas duas telas de 60 polegadas no principal local de encontro do evento, mostrando exclusivamente mensagens trocadas via Twitter. A ideia era que os usuários ficassem ligados no que acontecia durante o evento em tempo real, através da troca de mensagens curtas.


SXSW


A propaganda e o sucesso durante o festival foi tão grande que o envio de mensagens diárias, que era em média 20 mil, chegou a 60 mil durante os dias de festa. Assim, os criadores do Twitter e a ferramenta receberam o prêmio Web Award, concedido pelos organizadores do SXSW, ao qual agradeceram em 140 caracteres. Em abril de 2009, a apresentadora de TV americana Oprah Winfrey fez sua estréia no Twitter. Uma das personalidades mais influentes do país, sua entrada no serviço foi considerado um marco na trajetória de popularização do site.

Por que usava-se 140 caracteres?

A limitação de caracteres se deu exatamente pelo conceito inicial da ferramenta que eram as mensagens SMS – isso mesmo, SMS, aquelas mensagens de texto que enviamos de um celular para outro. Entre outras palavras, a ideia era permitir apenas pequenas mensagens de seus usuários para o mundo que lembravam “gorjeios” de pássaros – daí o nome Twitter e a limitação de 140 caracteres por mensagem.

Ademais, quando o serviço foi lançado nos Estados Unidos em 2006, pouca gente tinha celular com conexão banda larga e o SMS permitia que o usuário atualizasse a sua página no Twitter sem precisar do computador. Além disso, enviar mensagens curtas é o principal foco do serviço e principal difusor de sites encurtadores de URL.


Quais são as principais interações no Twitter?

Basicamente as suas principais interações são:
  • Responder: responde diretamente aos tweets de outros usuários.
  • Retuitar: uma das diferenças do Twitter em relação a outros sites de rede social é que, além de promover relacionamentos, o serviço também estimula a troca de informações entre seus participantes – o ato de repassar conteúdo é tão natural que os usuários adotaram um nome para isso: 'RT'. De forma simples, é semelhante à funcionalidade "compartilhar" do facebook. Você estará repetindo o tweet de algum seguidor em sua própria conta (essa função é muito importante para um determinado assunto ganhar força e chegar aos Trending Topics!).
  • Direct Messages: conhecida popularmente como DM, é uma espécie de chat do Twitter. Você troca mensagens privadas com outro usuário da rede.
  • Curtir: também semelhante à funcionalidade homônima do facebook ou instagram, sinalizando que você gostu daquele tweet publicado.
  • Hashtag: são palavras (na forma #hashtag) sobre um assunto que servem como índice para buscas por outros usuários da rede. A palavra também é conhecida como "Tag" termo que quer dizer "etiqueta" em inglês.   As hashtags tiveram início no próprio Twitter e caíram tanto no gosto do público, que acabaram sendo adotadas por outras redes sociais como o Facebook e Instagram.
O Twitter não seria uma ferramenta de comunicação tão poderosa se não fosse pelas tags. E qualquer um pode inventar e inserir tags, basta incluir nas mensagens palavras-chave precedidas pelo sinal de #.  Algumas tags se popularizam e se tornam hábitos entre os usuários do Twitter.  Por exemplo, todos os dias, a gente ver tags de Sdv - Sdv significa seguir de volta – acompanhando nomes de outros usuários. A pessoa que envia está recomendando aqueles nomes para serem seguidos – a @detremura por exemplo, é conhecida como a rainha das tags do Twitter por popularizar esse tipo de tags Sdv. Além disso, as hashtags servem para reunir pessoas que participam de eventos ou que se interessam por assuntos específicos.
  • Trending Topics: uma das principais ferramentas do Twitter não foi lançada logo no começo. Os Trending Topics (ou tópicos da moda em tradução livre) traz os assuntos do momento, ou seja, as hashtags mais publicadas em tempo real no Twitter. 


O que achamos do Twitter?

O Twitter é uma rede social dinâmica e direta – sem contar que também é muito divertido. Hoje em dia é muito comum as campanhas publicitárias das mais variadas marcas e causas criarem uma hashtag própria e divulgá-las pelo Twitter, incentivando e difundindo o uso por seus seguidores.

E aí, animou pra criar sua conta? Siga a Força no Twitter (aqui e também aqui :).


FONTE(S) LOS ANGELES TIMES / DOM SAGOLLA / LAUGHINGSQUIDWIKIPÉDIA / BEATRIZ SMAAL / NILTON KLEINATHE NEW YORK TIMES

Nenhum comentário