Curiosidades da vida e obra de Leonardo da Vinci

Compartilhar:

"Ofendi a Deus e aos homens porque meu trabalho não atingiu a qualidade que deveria ter tido." (Leonardo da Vinci)

Leonardo di Ser Piero da Vinci, ou simplesmente Leonardo da Vinci (1452-1519), nascido no vilarejo de Vinci, na região de Florença, Itália, é talvez o grande precursor da ciência moderna na Renascença. 

A Renascença, (Renascimento ou Renascentismo) foi um período histórico e também movimento cultural, intelectual e artístico, surgido na Itália em meados do século XIV, que se consolidou no século XV e se estendeu até o século XVII por toda a Europa. O movimento tinha como base o Humanismo, a filosofia moral que coloca os seres humanos como principais, numa escala de importância, no centro do mundo – o teocentrismo, Deus como centro de tudo, cede lugar ao antropocentrismo – e visava a retomada da cultura clássica greco-romana e norteava um progressivo abrandamento da influência do dogmatismo religioso e do misticismo sobre a cultura e a sociedade, e simultaneamente com uma crescente valorização da racionalidade, da ciência e da natureza.

Os estudiosos da Renascença reconhecem nele uma das figuras mais importantes de seu tempo e é talvez o homem mais representativo da Renascença em todos os campos, considerado por vários o maior gênio da história. Cientista, urbanista, matemático, físico, astrônomo, químico, geólogo, mecânico, anatomista (foi o primeiro a compreender o funcionamento do nervo olfativo, identificando-o como um nervo craniano), engenheiro, inventor, precursor da aviação, da balística, da hidráulica e do paraquedas, e embora genial em diversos campos, antes de tudo, artista, pintor e escultor, e foi justamente na pintura que da Vinci mais se distinguiu.


"A Última Ceia", um mural representando Cristo e seus apóstolos, localizado na Igreja e Convento Santa Maria Delle Grazie, em Milão, Itália 

Intelecto extraordinário

Evidências de seu intelecto excepcional e diversidade surgiram já quando criança; ele demonstrou habilidade nos campos da matemática, música e arte. Desde criança suas habilidades artísticas já eram notadas pelo pai, Piero da Vinci, que reuniu alguns de seus trabalhos e encaminhou a oficina de Andrea del Verrocchio (1435-1488), figura de grande importância no âmbito das artes e oficio da região. Leonardo com 14 anos de idade foi aceito na oficina de Verrocchio, passando a ser seu aprendiz. O ateliê de Verrocchio estava no centro das correntes intelectuais de Florença, o que garantiu ao jovem Leonardo uma educação nas ciências humanas. 

Logo, aos 20 anos, passou a compor a Corporação dos Pintores de Florença, nessa época já era admirado e aceito por outros artistas e intelectuais. Viveu em Milão, onde era protegido de Ludovico Aforzo, duque de Milão, para quem pintou o afresco "A Última Ceia" para o Mosteiro de Santa Maria dell Grazie, e também morou em Veneza e Roma até ser convidado em 1516 pelo rei francês Francisco I, para morar no Castelo de Clous na França, onde realizou trabalhos na corte. No dia 2 de maio de 1519, aos 67 anos, já abatido e com a mão direita paralisada, ele faleceu. Antes de morrer, Da Vinci que era canhoto, deixou vários manuscritos que mais tarde seriam reunidos no Tratado sobre a pintura.

Livre das restrições da cultura medieval, Leonardo pôde dar asas à sua imaginação e curiosidade insaciáveis. O seu dom intelectual sem precedente provou uma influência informativa na futura direção da ciência e da arte. Da Vinci desafiou todas noções científicas prevalecentes da época, seja na anatomia, engenharia ou arquitetura, simbolizou brilhantemente o renascimento da verdadeira pesquisa cientifica. Em todas as suas criações, Leonardo discutia qualquer verdade estabelecida. Antes de aceitar uma ideia, fazia questão de testá-la, de várias formas para tirar suas conclusões.

Seu empirismo foi, mais tarde, imitado pelo físico Galileu Galilei e pelo filósofo Francis Bacon. O fato de não ter assinado suas obras, faz com que muitos de seus trabalhos ainda estejam perdidos, ademais, Da Vinci ganhou fama por deixar grande parte de suas obras inacabadas. O Papa Leão X ao se referir a essa característica proferiu: "Da Vinci gosta mais do caminho que da chegada, mais do processo que do resultado."


Principais Obras Artísticas

Leonardo da Vinci pintou poucos quadros, entretanto, todos eles são verdadeiras obras primas. Merecem destaque:
  • "Anunciação", exposta na Galeria Degli Uffizi, Florença, Itália;
  • "Virgem dos Rochedos", uma delas exposta no Museu do Louvre, Paris; e outra, na National Gallery, Londres;
  • "Mona Lisa", na qual fez uso da técnica do esfumado que havia criado, é considerado o quadro mais conhecido do mundo, exposto no Museu do Louvre, em Paris, França;
  • "A Última Ceia", um mural representando Cristo e seus apóstolos encomendado pela Igreja de Santa Maria dele Grazie, em Milão. Está localizado na Igreja e Convento Santa Maria Delle Grazie, em Milão, Itália;
  • "Homem Vitruviano", uma gravura exposta na Gallerie dell'Accademia em Veneza, Itália.


"Mona Lisa", de Leonardo da Vinci, exposto no Museu do Louvre, em Paris, França

5 curiosidades sobre Leonardo da Vinci 

 I.    Na era da Renascença, Leonardo da Vinci praticava a nutrição vegetariana, por razão de evidentes éticas pessoais. Da Vinci se recusava em consumir animais e reconhecia a crueldade de maltratá-los. Nos últimos 5 anos de sua vida ele sofria de hemiparesia direita, paralisia parcial de um lado do corpo, e a dieta vegetariana pode ter uma possível relação com a causa da doença.

II.    Leonardo da Vinci teria tido relações homossexuais com Jacopo Saltarelli, um jovem de 17 anos muito popular à época em Florença como prostituto. No entanto, diante da falta de provas concretas que confirmassem semelhante acusação, Leonardo foi absolvido; atos homossexuais eram considerados ilegais na Florença, Itália, da época, e a punição era ser queimado vivo na fogueira.

III.    Talvez por ter sido filho ilegítimo, da Vinci não teve educação formal e compensou a lacuna formando uma biblioteca (no fim da vida tinha 120 volumes quantidade enorme para a época) e conversando com os especialistas sobre temas pelos quais se interessava.

IV.    Leonardo da Vinci era conhecido por ser uma pessoa excêntrica, perfeccionista e muito lenta na elaboração de seus trabalhos. Quando contratado para fazer quadros, os contratantes pensavam que ele não estava trabalhando, pois ficava em seu ateliê observando e testando matérias, além de realizar outros estudos em paralelo. Existe um episódio da série Chapolin Colorado que retrata com bastante humor os atrasos de Leonardo da Vinci.

V.      Leonardo da Vinci concebeu engenhocas movidas a corda que são consideradas precursoras dos robôs. Uma das mais inventivas era um leão mecânico que dava vários passos e abria automaticamente o peito, exibindo flores. Os movimentos eram garantidos por engrenagens e a sequência era dada mediante uma programação analógica.


FONTES(S) DANIELA DIANA / WIKIPÉDIA / INFOESCOLA / INTERNATIONAL VEGETARIAN UNION / S. KARGER AG, BASEL / ISTOÉ / BBC / LEONARDO DA VINCI

Nenhum comentário