Tudo que você precisa saber sobre a erva mate

Compartilhar:

Milhares de pessoas começam o dia com uma xícara de café. Mas em algumas partes do mundo, as pessoas acordam com uma bebida com a qual você não está familiarizado – erva mate.

A "Yerba mate" é originária aqui da América do sul, e é utilizada pelos nativos há milênios. Aparentemente foi descoberta pelos índios Guarani passeando ali pelo Paraguai, Uruguai e nordeste da Argentina. Ela foi chamada de "a bebida dos deuses" pelos índios e depois "o ouro verde dos índios" pelos colonos europeus.



Aumento de energia

Em comparação com os outros estimulantes mais utilizados no mundo – o café, a castanha de coco, o cacau e o guarana – a Yerba mate revela aumento de energia mais equilibrado. Os bebedores de erva mate experimentam um estado de alerta semelhante ao café, pois contém mateína a cafeína do mate.  Entretanto talvez pela quantidade menor ou pela presença dos outros antioxidantes, ela não tem os mesmos efeitos colaterais ruins – como por exemplo a interferência no sono.

Os atletas o utilizam para melhorar o desempenho físico ( 1 ).



Desempenho mental 

Todo mundo quer ser tão inteligente, produtivo, focado e criativo quanto possível e a yerba mate pode ajudá-lo nisso. Como dito anteriormente, a erva mate contém uma quantidade moderada de cafeína, que é a droga psicoativa mais utilizada no mundo. ( 2 )

A erva mate melhora a memória, humor e concentração – você ficará mais alerta. Isso o torna mais motivado e produtivo, pois a erva estimula a produção do neurotransmissor dopamina ( 3 , 4 ). Mas, além da cafeína, a erva mate contém ainda uma quantidade enorme de antioxidantes. Entre eles teobromina e teofilina.

A Teobromina é o flavonoide presente no cacau e no chá verde – causa um efeito estimulante suave e duradouro. É relaxante muscular e abaixa a pressão, ao contrário da cafeína/mateína. A Teofilina também é estimulante do sistema nervoso central, tem efeito anti-inflamatório e um efeito positivo sobre o nosso sistema respiratório. Os três – cafeína, teobromina e teofilina – trabalham juntos para proporcionar efeitos estimulantes únicos e suaves, como também o fazem no chá verde ( 5 ).



Vitaminas, minerais, perda de peso e mais!

A Yerba mate está tão carregado de nutrição que contém praticamente todos os micronutrientes necessários para sustentar a vida ( 6 ).

Cada dose de mate contém vitaminas e alta concentração de minerais: ( 7 , 8 )

Vitamina A
Vitaminas B1, B2, B3 e B5
vitamina C
Vitamina E
Cálcio
Ferro
Magnésio
Manganês
Fósforo
Potássio
Selênio
Sódio
Enxofre
Zinco

Também contém outros fitonutrientes benéficos, como taninos, clorofila, flavonoides e 15 aminoácidos.



Além disso tem um poder antioxidante maior do que qualquer outra bebida à base de chá e potentes antioxidantes conhecidos como polyphenols (polifenóis). Os polifenóis modulam a resposta imune hiperativa que contribui para alergias sazonais, doenças intestinais inflamatórias, esclerose múltipla, artrite reumatoide e diabetes ( 9 , 10 , 11).

Além disso, a erva mate tem um efeito estimulante sobre o metabolismo, e pode ajudar na perda de peso e dar aquela força no café dá manhã para você, dando um pontapé inicial no metabolismo :). E há algumas evidências de que a erva-mate pode ajudar na perda de peso reduzindo o apetite, aumentando o gasto de energia, melhorando a sensibilidade à insulina e queimando gorduras armazenadas (12 , 13 , 14).


Ossos fortes, mesmo sem exercício!

Beber chá de erva mate aumenta a densidade óssea, mesmo em pessoas que não se exercitam. Essa foi uma descoberta um pouco surpreendente, uma vez que a cafeína está associada à perda mineral óssea e o exercício é considerado crítico para a construção de ossos fortes.

Descobriu-se que as mulheres pós-menopausa, um grupo particularmente em risco de osteoporose, que regularmente bebiam companheiro tinham quase 10% de densidade óssea maior em suas espinhas do que mulheres que não bebiam ( 15 ).



Coração saudável

O mate também parece ter um efeito cardioprotetor. A erva mate é útil para doenças relacionadas ao coração, incluindo insuficiência cardíaca, batimentos cardíacos irregulares e pressão arterial baixa ( 16 ).

Suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes protegem o coração e o sistema cardiovascular ( 17 ).



Anti-câncer 

Além de todos esses benefícios da erva marte, ela ainda é um "santo remédio" para alguns tipos de câncer. Há estudos que demonstraram propriedades anticancerígenas na erva mate. Ela contém vários compostos anti-câncer conhecidos – saponinas, ácido ursólico, rutina, tanino, ácido clorogênico e clorofila ( 18 ).

Quando o extrato de erva-mate é adicionado às células de câncer de cólon humano, as células cancerosas se autodestroem ( 19 ).



Como preparar o chá mate?

Coloque de 3 a 4 colheres de sopa de erva mate em um recipiente e cubra com um copo de água fria. Esse copo de água fria "abre" o mate enquanto você esquenta 3 copos de água. Coloque os 3 copos de água quente (abaixo de fervura) e deixe o chá em infusão por 3 minutos. Com 5 minutos fica mais forte e amargo. Feito isso, coe o chá com um filtro de papel, separe uma xícara e guarde o resto na geladeira pra beber gelado depois. Você também pode utilizar uma prensa de café no lugar do coador.

Por fim, se você está procurando uma substituição saudável para bebidas energéticas ou refrigerantes com cafeína ou simplesmente quer uma mudança de ritmo do café, a erva-mate é uma excelente alternativa. 

Nenhum comentário