O CEO do Twitter, Jack Dorsey, em transmissão via Periscope nessa quinta (8) em uma sala de conferência na sede do Twitter em São Francisco, disse que a empresa dará conta verificada para qualquer usuário do microblog interessado na identificação – o famoso selo azul ao lado do nome de usuário.
Basicamente o símbolo azul serve para usuários identificarem perfis reais de pessoas públicas como artistas e esportistas ou coibir problemas com perfis falsos ou que fazem paródias.
"A nossa intenção é abrir para verificação a todos". As próprias pessoas podem verificar mais fatos sobre si mesmos. Nós não precisamos ser o juiz", afirmou Dorsey.
Dorsey já havia apresentado a ideia há alguns anos. Na época, entretanto, a ideia precisou ser adiada
depois de uma polêmica envolvendo a verificação de grupos de supremacia branca.
Ele (Jack Dorsey) disse que o único problema da verificação é que ela comprova identidade de uma pessoa e gera status de confiança para quem a possui, e que os usuários acabam confiando que o conteúdo é autêntico. Entre outras palavras, muitos usuários aceitam com mais facilidade os argumentos de determinado perfil pois, no entendimento deles, o selo azul indica que aquela pessoa é especial por alguma razão, do contrário, não teria recebido a verificação.
"As pessoas acreditarem que isso significa que o Twitter apoia este utilizador", contou David Gasca, um dos diretores de produto. No vídeo, Gasca afirma que a verificação apenas autentica o utilizador, não significa um apoio à conta.
Recentemente, um golpe envolvendo criptomoedas foi disseminado no Twitter com relativo sucesso, tudo porque uma das contas usadas no esquema obteve, de alguma forma, um selo de verificação – inclusive o processo de verificação está suspenso, justamente por conta dos problemas envolvendo golpes.
We've paused public submissions for verification.👇 https://t.co/0KZd4Kxkp9— Twitter Verified (@verified) 26 de fevereiro de 2018
Em um post em destaque (fixado no perfil) na conta de Jack Dorsey, ele conta que o próximo compromisso do Twitter é encontrar uma forma de os usuários serem "publicamente responsáveis" no debate público:
We’re committing Twitter to help increase the collective health, openness, and civility of public conversation, and to hold ourselves publicly accountable towards progress.— jack (@jack) 1 de março de 2018
O Twitter não explicou como e quando a empresa começará a dar verificações para os usuários interessados. No Airbnb onde já existe algo semelhante, os usuários precisam enviar um perfil do Facebook, um número de telefone, endereço de e-mail e foto de algum documento emitido pelo governo.
Todavia, Jack Dorsey comentou que o plano é liberar o recurso até as eleições de 2020 nos Estados Unidos.
FONTES(S) THE VERGE / RECODE / FORTUNE / TECHPOST / MASHABLE
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