Luz, câmera e gravando! O que acontece por trás das cortinas do cinema?

Compartilhar:

Fazer um filme envolve uma quantidade enorme de trabalho, dedicação e paciência, tanto do diretor e atores, quanto também da equipe de produção e todos os outros envolvidos – maquiagem, efeitos, roupas, entre outros.

Você já parou pra pensou como funciona as coisas nos bastidores de um filme? O que acontece em um estúdio? A criação do roteiro e tudo mais? É sobre exatamente isso que esse post se trata.


Bastidores do filme 'Mulher-Maravilha'


Bastidores 

É onde tudo acontece.  Aqui há brigas, tombos, concentração, técnica, aprendizagem, contato com novas pessoas, a seleção de atores, a criação do roteiro e mais. Toda uma vida acontecendo por trás das câmeras.

Falando em poucas palavras, aqui é onde a "mágica" começar acontecer.


Bastidores do filme 'Thor Ragnarok'


A criação das cenas e as câmeras  

As cenas são feitas conforme o conteúdo for apresentado. Muitas séries por exemplo, mostram detalhes ou pequenos pedaços da história que serão exibidos ao longo da história.  Já o processo de criação das aberturas são como um comercial pequeno e objetivo, para apenas contar ou apresentar um pedaço da enredo.

Na parte da 'edição'  tem-se realmente a magia da coisa toda. É onde é feito a a criação e montagem, como o tratamento de cor, corte, efeitos, entre outros, É também na edição onde é feito as animações.

Os tipos de câmeras são um diferencial hoje, e obviamente, quanto mais qualidade melhor  e mais cara será câmera. Atualmente as câmeras que estão sendo bem procuradas são as 4K e 6K e 8K.

Um fato curioso é que no cinema,  é usado apenas uma câmera, não é igual na TV que utiliza-se várias – nas séries também muitas vezes, há apenas uma câmera, ou duas.


Câmera 8K (8192x4320)

Mas por que usa-se apenas uma câmera? A grande questão é organização no sete de filmagem, e como todas as câmeras utilizadas em uma produção normalmente são alugadas, há um custo bem auto (vamos ver sobre gastos adiante :).


Elaboração do roteiro

O chamado roteirista, é a pessoa encarregada de elaborar ou criar o enredo. Ele conta a história do filme. Ou melhor, é o primeiro a começar a contar uma história que ganha vida durante a produção e só termina, de fato, na sala de edição.

Botar as ideias na página, é exatamente esse o trabalho do roteirista. O problema é que, tanto para roteiristas experientes quanto para quem está começando, não há nada mais difícil do que colocar pra fora as primeiras palavras de uma história.

Muitos filmes por exemplo são adaptação de livros, sendo assim, o roteirista deve ler o livro inteiro ou toda obra relacionada ao livro, e transformar ou adaptar em um roteiro.

Não há um número exato ou um prazo para escrever um roteiro, mas pode-se dizer que seis meses é um tempo saudável para o ciclo completo de um roteiro de longa-metragem. Isso inclui brainstorming com colaboradores e pesquisadores, estruturação, primeiro tratamento (versão) e possíveis reescritas.


Um exemplo de roteiro – 'Os Simpsons' 


A direção e escolha dos atores 

O diretor de um filme é responsável pelo resultado final de um conjunto chamado cinema. Ele deve conhecer perfeitamente todos os detalhes do roteiro, estudá-lo num storyboard, e ter previamente uma imagem feita de cada plano, que no conjunto dará significado à sua obra.

Ele deve conhecer detalhadamente cada função técnica do cinema, e saber o que pode extrair de cada uma com o orçamento que tem. O diretor de um filme é responsável pelo resultado final de um conjunto chamado cinema.

Em relação a escolha dos atores, existe um teste para ver ser um ator é bom ou se encaixa  no papel, principalmente a maneira que o roteirista ou e o diretor imaginou o personagem.

Aqui vai um exemplo: a personagem se chama Andressa, tem cerca de 30 anos e é casada com um rapaz meio nerd chamado Alex de 33 anos. Ela é magra e muito bonita, mas é também meio maluca. Já seu esposo apesar de nerd, é um nerd "diferente", ele é digamos... moderno, e é fitness. Eles tem um filho de 5 anos chamado André – o moleque gosta de aprontar.

Quem seria a atriz perfeita para o papel de Andressa e o seu esposo? E o ator-mirim ideal para interpretar o seu filho?



Efeitos sonoros e trilhas sonora

O sonoplasta realiza efeitos especiais e fundos sonoros. É ele que edita o áudio de trilhas sonoras, música, vinhetas, comerciais, dentre outros. As trilhas sonoras são escolhidas de acordo com o que a cena quer passar para telespectador.

Há duas maneiras de colocar som no filme: A primeira é o som direto, captado com um gravador profissional de fita chamado Nagra, um DAT (Digital Audio Tape), ou ainda som digital gravado em cartões de memória, no exato momento da filmagem. Todos os sons (ruído, música, diálogos) serão captados e estarão em sincronismo perfeito com a imagem.

A Segunda é o som feito depois da filmagem, na pós-produção, e que é reproduzido num estúdio de som, através da dublagem dos atores e dos ruídos de ambiente recriados. Algo como sonoplastia das antigas novelas de rádio.



Por que filmes são tão caros?

Tem gente que ser pergunta para onde vai tanto dinheiro na produção de um filme. Você já se perguntou isso? Já ouviu aquele ditado "tempo é dinheiro"? 

Pois é, quanto mais tempo um filme leva para sair, maiores os custos para os estúdios de cinema produzir. Por conta disso, há uma sensação palpável de pressão na maioria dos sets de filmagem.

Imagine a tensão de começar a gravar aquela cena que só pode ser filmada em apenas uma tomada, pois a montagem dos efeitos no ambiente é imensa? Ter de conseguir que tudo saia correto na primeira tentativa e manter os custos de tudo dentro orçamento?

O orçamento de produção de um filme inclui todos os custos incorridos em pré-produção, filmagem, pós-produção e promoção. Isso inclui adquirir os direitos sobre o roteiro, pagar os salários dos atores e da equipe de produção, construir cenários, bancar efeitos especiais, figurinos, adereços, marketing, gastos com transporte, comida, hospedagem, treinamento de cachorros – tudo mesmo!

E quanto custa "tudo" aí? O orçamento médio de produção para um filme de estúdio grande são milhões – em média US$ 100 milhões.  O marketing responde por larga proporção do orçamento de um filme moderno de Hollywood, em larga medida porque o destino de muitas produções de Hollywood é decidido na primeira semana.

Muito dinheiro é investido em trailers, comerciais de TV, outdoors e sites, para atrair o máximo público possível no final de semana de lançamento.

Uma curiosidade é que quem trabalha com cinema não recebi por mês, mais sim por semana. Em média um diretor de fotografia por exemplo, por semana e dependendo do filme, pode receber 10 mil reais, mas é claro, isso depende muito do filme e o orçamento envolvido.



Em poucas palavras fazer cinema pode ser muito legal, mas tem um custo alto, é de fato tudo caro! Inclusive a faculdade de cinema é uma das mais cara do mundo.

Não é de se admirar que entre as cenas, os atores e membros da equipe gostem de extravasar toda essa tensão por meio de brincadeiras e piadas, tornando o clima mais descontraído e leve no final do dia, o que contribui para uma atmosfera muito mais agradável para todos.


FONTE(S) RAFAELMNEMOCINE / AICINEMA / GUIA DA SEMANA / SUPER INTERESSANTE / CANON

2 comentários:

  1. Foi um prazer ajudar a fazer a matéria
    E uma dica para quem gosta de produção de filmes... Ser você realmente gosta da profissão vai fundo que você conseguir

    ResponderExcluir