Quando alguma pessoa apresenta uma desenvoltura perfeita ao desempenhar determinada atividade, dizem que ela tem um dom ou talento para aquilo.
Apesar de serem semelhantes no significado, dom é diferente da definição de talento e, portanto, representam características distintas.
O que é dom?
Dom vem do latim donus, que significa dádiva, presente. Trata-se de uma capacidade inata para desempenhar com destreza e maestria determinada tarefa, até mesmo em aspectos que elas parecem mais complexas para a maioria das pessoas.
Como exemplo, podemos citar uma criança que mostra desde cedo uma afinidade muito grande para tocar determinado instrumento.
Aqui vai uma obervação: o significado da palavra dom não tem como sinônimo a genialidade, já que essa condição ocorre somente com alguns indivíduos e devido a questões cerebrais que ainda estão sendo desvendadas pela ciência. Já o dom pode ser encontrado em qualquer pessoa.
O que é talento?
Do latim talentum, a noção de talento está relacionado com a aptidão ou a inteligência. Trata-se da capacidade para exercer uma certa ocupação ou para desempenhar um tipo de atividade. Um gosto especial, uma aptidão, uma predisposição espontânea a algo, que atinge sua plenitude por meio de muito treino, disciplina e perseverança.
O talento se distingue por ser justamente uma habilidade que pode ser desenvolvida ou aperfeiçoada.
Nesse sentido, ser muito bom em determinada atividade somente depende de você. Já diz o ditado que "todo talento é 1% inspiração e 99% transpiração".
No que você é melhor? No que você acha que é campeão? Qual é o seu dom ou talento? É exatamente isso que a hashtag #EuSouOMelhorEm responde.
Mas a aqui o pessoal leva tudo na brincadeira rs. Confira essas postagens.
Nenhum comentário