MIT diz que a Wikipedia é bastante confiável para a ciência

Compartilhar:

Quem esteve (ou está) em idade escolar após o lançamento da Wikipedia certamente deve se lembrar que os professores costumavam (ou costumam) dizer que a página "não é uma fonte confiável".

Entretanto, pesquisadores do MIT e da Universidade de Pittsburgh, nos EUA, divulgaram um relatório dizendo que, ao menos no campo da ciência, ela é uma fonte de respaldo.

O artigo mostra a correlação direta entre a informação disponibilizada na plataforma e a probabilidade desse conteúdo influenciar na literatura científica futura.

O professor Neil C. Thompson, da Escola Sloan do MIT, afirma que os cientistas estão usando cada vez mais a Wikipédia na hora das pesquisas e que isso está influenciando no que eles escrevem.

Para determinar isso, um grupo de pesquisadores liderados pelo professor Neil C. Thompson, fez uma experiência pegando diversos artigos escolares e os dividindo ao meio. Uma parte foi publicada na Wikipédia, enquanto a outra foi divulgada em revistas especialidades.


O resultado mostra que uma em cada 300 palavras de artigos de revistas científicas publicados depois da liberação dos estudos foram tiradas de ideias compartilhadas através do site.

"Nossa pesquisa mostrou que os cientistas estão usando a Wikipedia e isso vem influenciando como eles escrevem sobre a ciência que eles estão desenvolvendo. A Wikipedia não é apenas um arquivo do que está acontecendo na ciência, ela está realmente ajudando a moldá-la", ressaltou o professor.

No entanto, os pesquisadores reconheceram os desafios envolvidos com o estudo, já que eles não conseguiram usar métodos tradicionais de coleta de dados porque a maioria dos acadêmicos não cita a Wikipédia como fonte.

Tanto que o próprio MIT alerta os seus alunos de que é inaceitável usar a Wikipédia como algo a mais do que uma fonte de "conhecimento comum", bem como o fato de que o site comprovou a teoria de que a acessibilidade é tudo – no caso de países subdesenvolvidos, por exemplo, é possível perceber esse retorno em questão de meses.


FONTE(S) THE NEXT WEB/TRISTAN GREENE / OLHAR DIGITAL/JULIANA AMÉRICO

Nenhum comentário