9 motivos para você tomar 'chá verde'

Compartilhar:

O chá verde é uma bebida derivada das folhas da planta Camellia sinensis. Nosso fascínio por esta bebida calmante e curativa remonta a mais de 4.000 anos. Tornou-se um remédio caseiro para muitas doenças. Ele é carregado com antioxidantes e nutrientes que têm efeitos poderosos sobre o corpo. Isso inclui melhora da função cerebral, perda de gordura, menor risco de câncer e muitos outros benefícios incríveis.


Camellia sinensis


Xô, mau hálito! Diga sim para a saúde dentária! 

Escovar e usar fio dental diariamente faz boa higiene bucal. Mas como beber chá afeta sua saúde dental? É aí que entram em cena as catequinas. As catequinas são um tipo de antioxidante no chá verde que têm efeitos biológicos incríveis!

De acordo com uma pesquisa publicada no Journal of the Japanese Society for Food Science and Technology, as catequinas no chá verde podem ajudar a parar as bactérias associadas à doença das gengivas e a cárie dentária de crescer. Como bônus adicional, elas também podem ajudar a reduzir o mau hálito. Isso é uma boa notícia, não concorda? Especialmente porque a saúde dentária está ligada ao seu bem-estar geral.


Faz bem ao coração

Doenças cardiovasculares, incluindo doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais, são as maiores causas de morte no mundo. De acordo com o Centers for Disease Control and Prevention (CDC) – Centro de Controle e Prevenção de Doenças – as doenças cardíacas representam 1 em cada 4 mortes nos Estados Unidos a cada ano.

Obviamente, o fato de beber chá verde não irá prevenir ataques cardíacos. Entretanto, estudos mostram que o chá verde pode melhorar alguns dos principais fatores de risco para essas doenças. Isso inclui colesterol total, colesterol LDL e triglicerídeos.

Um outro estudo publicado no European Journal of Preventive Cardiology sugere que o consumo de chá verde, está associado à diminuição do risco cardiovascular e que pode ser bom para suas artérias. Pois é, as pessoas que consumiram chá verde regularmente apresentaram sinais de vasos sanguíneos mais saudáveis ​​do que aqueles que não bebiam.

Uma pesquisa da Nutrition, Metabolism and Cardiovascular Diseases, também apresenta bons resultados para o coração. O estudo sugere que o chá verde pode baixar a pressão arterial e o colesterol.



Confiança no cérebro

Um dos compostos mais poderosos do chá verde é o antioxidante Epigallocatechin Gallate (EGCG), que foi estudado para tratar várias doenças e pode ser uma das principais razões para o chá verde ter propriedades medicinais tão poderosas.

Estudos mostram que o galato de epigalocatequina (EGCG) apresenta resultados positivos na área da pesquisa da doença de Alzheimer. A doença de Alzheimer é a doença neurodegenerativa mais comum em humanos e uma das principais causas de demência. De acordo com pesquisas da Universidade de Michigan, o ECGG parece impedir o acúmulo de placas que causam deterioração cerebral em pacientes com demência. Também pode ajudar a impulsionar a atividade cognitiva.

Além disso, o chá verde contém cafeína, menos que o café obviamente, mas o suficiente para produzir um efeito. Ele também contém o aminoácido L-teanina, que pode trabalhar de forma sinérgica com a cafeína para melhorar a função cerebral



Olhos blindados!

Você sabia que os tecidos dos olhos também podem absorver antioxidantes? Um estudo em animais publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry, sugere que o ECGG e outras substâncias benéficas no chá verde podem entrar no seu tecido ocular. Eles podem fornecer proteção contra doenças relacionadas aos olhos, como o glaucoma.


O sono e o chá verde

A apneia obstrutiva do sono, causa interrupções periódicas na respiração enquanto você dorme. Isso interrompe o fluxo de oxigênio para o seu cérebro. Se não for tratado, isso pode afetar sua memória e aprendizado.

Pesquisas relatadas no American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine, descobriram que os antioxidantes do chá verde podem ajudar a proteger pessoas com a apneia obstrutiva do sono. O estudo mostra que ratos com apneia obstrutiva do sono que receberam apresentaram melhores resultados nas avaliações cognitivas do que aqueles que não receberam nenhum antioxidante provindo do chá verde.



Reduz o risco de vários tipos de câncer

O câncer é causado pelo crescimento descontrolado das células. É uma das principais causas de morte do mundo. Sabe-se que o dano oxidativo contribui para o desenvolvimento do câncer e que os antioxidantes podem ter um efeito protetor. 

Pois bem, o chá verde é uma excelente fonte de poderosos antioxidantes, por isso faz todo o sentido que poderia reduzir seu risco de câncer, e de fato é o que parece fazer: 

  • Câncer de mama: uma meta-análise de estudos observacionais descobriu que as mulheres que bebiam mais chá verde tinham um risco 22% menor de desenvolver câncer de mama, o câncer mais comum em mulheres;
  • Câncer de próstata: um estudo descobriu que os homens que bebiam chá verde tinham um risco 48% menor de desenvolver câncer de próstata, que é o câncer mais comum em homens;
  • Câncer colorretal: um estudo de 69.710 mulheres chinesas descobriu que os bebedores de chá verde tinham um risco 57% menor de câncer colorretal.

Achou pouco? Vários outros estudos observacionais (aqui, esse aqui também, e mais esse) mostram que os bebedores de chá verde são significativamente menos propensos a ter vários tipos de câncer. É importante ter em mente que pode ser uma má ideia colocar leite no seu chá, porque pode reduzir o valor antioxidante



Menor risco de ter Diabetes tipo II

A diabetes tipo II é uma doença que atingiu proporções epidêmicas nas últimas décadas e agora aflige cerca de milhares de pessoas em todo o mundo. Esta doença envolve a elevação dos níveis de açúcar no sangue no contexto da resistência à insulina ou uma incapacidade de produzir insulina. Estudos mostram que o chá verde pode melhorar a sensibilidade à insulina e reduzir os níveis de açúcar no sangue. Impressionante não?

Agora olha isso: um estudo em indivíduos japoneses descobriu que aqueles que bebiam mais chá verde tinham um risco 42% MENOR de desenvolver diabetes tipo II. Quer mais? De acordo com uma revisão de 7 estudos com um total de 286.701 indivíduos, os bebedores de chá verde tiveram um risco 18% menor de se tornarem diabéticos


Queima de gordura

Esse talvez seja o fator que faz com que o chá verde seja bastante conhecido: emagrecimento! Se você olhar para a lista de ingredientes para qualquer suplemento queima de gordura , é provável que o chá verde esteja lá. 

Isso ocorre porque o chá verde mostrou aumentar a queima de gordura e aumentar a taxa metabólica (aqui e também esse). Além disso, há ainda vários estudos mostram que o chá verde leva a diminuição da gordura corporal.  



Vida longa 

Claro, todos nós temos que morrer eventualmente. Isso é inevitável. No entanto, dado que os bebedores de chá verde estão em menor risco de doença cardiovascular e câncer, faz sentido que possa ajudá-lo a viver mais tempo. 

Vejamos: em um estudo de 40.530 adultos japoneses, aqueles que bebiam mais chá verde (5 ou mais xícaras por dia) apresentaram significativamente menos chances de morrer durante um período de 11 anos!

  • Morte de todas as causas: 23% menor nas mulheres, 12% menor nos homens
  • Morte por doença cardíaca: 31% menor nas mulheres, 22% menor nos homens
  • Morte por AVC: 42% menor nas mulheres, 35% menor nos homens

Outro estudo feito com 14.001 indivíduos japoneses idosos de 65 a 84 anos descobriu que aqueles que bebiam mais chá verde tinham 76% menos probabilidades de morrer durante o período de estudo de 6 anos.



Dica de amigo

Procure escolher uma marca de chá verde de maior qualidade, porque algumas das marcas de menor qualidade podem conter níveis excessivos de flúor. No entanto, mesmo se você escolher uma marca de menor qualidade, os benefícios ainda superam qualquer risco.

Mesmo que o chá verde possa aumentar suavemente o metabolismo e a queima de gordura, os efeitos são modestos quando se trata de quilos reais perdidos. É suficiente dizer que o chá-verde pode auxiliar sim no emagrecimento, PORÉM, desde que você tome pelo menos 1 litro de chá por dia e que este chá seja bebido logo depois de ser feito, ou seja, o chá-verde perde seu princípio ativo e vantagens caso não for consumido logo após a infusão!

Mas claro, não vamos esquecer que o chá verde vai muito além do peso corporal. Ele é EXTREMAMENTE saudável por vários outros motivos citados inclusive nessa postagem. Para se sentir melhor, perder peso e diminuir o risco de doenças crônicas, entre outras coisas, você pode considerar fazer do chá verde uma parte regular da sua vida!

Curtiu? Fique a vontade para compartilhar. Até a próxima! :)

Nenhum comentário