Os benefícios da argila para tratamentos estéticos

Compartilhar:

Você já pensou em usar argila – isso mesmo argila :) – para benefícios naturais, como estética e claro
saúde da pele?

De origem mineral, coletada diretamente do solo, composta por alumínio (óxido de alumínio), sílica (óxido de silício) e água, a argila é de fato ótima para cuidar da beleza, tanto em tratamentos estéticos como em terapias.

Os benefícios da argila, não é novidade para humanidade, e nem foi preciso o uso da recente tecnologia para descobrir tais benefícios. A história data o uso da mesma em até 12 mil anos atrás. Os primeiros humanos usaram argila para tratar doenças menores, tais como intoxicação alimentar, dores, infecções e deficiências minerais.

Saiba que a máscara de argila pode ser extremamente benéfica para a nossa pele:

  • Absorver toxinas e impurezas;
  • Eliminar a oleosidade da pele e cabelo;
  • Suavizar e amaciar a pele;
  • Estimular a renovação celular;
  • Melhorar a circulação.



Os tipos de argila

Sabemos também que há argila de várias cores – se não sabia tá sabendo agora –, mas o que muita gente não sabe e que cada cor tem sua especialidade.

A argila verde é indicada para peles oleosas e com acne. Tem ação adstringente, tonificante, estimulante, secativa, bactericida, analgésica e cicatrizante se aplicada como máscara facial no tratamento de beleza.

No caso da argila branca, ela é indicada para peles sensíveis e desidratadas. Contém o maior percentual em alumínio e seu pH é muito próximo ao da pele. Seus benefícios são de clarear, absorver a oleosidade da pele sem desidratar, e ter ação suavizante e cicatrizante.

Já a argila vermelha é indicada para peles mais sensíveis e rosadas. Tem grande capacidade de absorver oleosidade e renovar a estrutura das células, deixando o rosto, corpo e até os cabelos mais belos e saudáveis. Por ser rica em óxido de ferro e cobre, a argila vermelha auxilia na respiração das células

A argila cinza é indicada para peles oleosas e com manchas. Devido ao titânio presente em sua composição, combate espinhas, cravos e é um excelente esfoliante. A argila cinza é antioxidante natural, retardando o envelhecimento da pele. É reguladora da seborreia capilar, absorve a irradiação solar, é clareadora de manchas e pode ajudar na redução do peso e medidas.

A argila preta é a mais nobre de todas, pode ser encontrada também como lama vulcânica. É muito utilizada para a desintoxicação da pele, principalmente peles oleosas. Tem ação anti-inflamatória, anti-artrósica, absorvente e anti-stress. Devido ao alto teor de alumínio e silício e baixo percentual de ferro, pode ser usado tanto para cosmética como para tratamentos de doenças. É um excelente agente rejuvenescedor.


Máscara de argila verde


Como aplicar a máscara de argila

Agora que você já conhece os tipos, vamos aprender a como aplicar. Mas lembre-se: é muito importante que antes da aplicação, que a sua pele esteja limpa e sem maquiagem. Sem mais delongas, vamos lá:

  1. Pegue uma colher de sopa de argila em pó;
  2. Adicione água mineral, chá de camomila (temperatura pode ser morna) ou até mesmo vinagre de maca, até obter uma consistência pastosa e grossa;
  3. Aplique no rosto, evitando a região dos olhos e lábios. Retire com água assim que secar. Você vai notar que a pele ficou vermelha, uma vez que a argila ativa a circulação;
  4. Enxugue o rosto delicadamente e não use cremes ou maquiagem nas próximas duas horas.

Agora que já falamos sobre, que tal testar e nos contar sobre os resultados? Estamos ansiosos para seus comentários – qualquer duvida, nos conte :).

Até a próxima! Em breve traremos mais novidades.


FONTE(S) STYLECASTER / ANCIENT MINERALS

Nenhum comentário