PS4 será o console com menor 'ciclo de vida' da familia Playstation?

Compartilhar:

Com o atual sucesso do Playstation 4, que tem ainda um modelo Pro acompanhando a família, é provável que a Sony não tenha pressa em apresentar uma geração sucessora. Entretanto por mais que os atuais consoles ainda pareçam ter muita lenha pra queimar ou gás pra oferecer pelos próximos anos, em um futuro não tão distante (e mais próximo do que vc imagina), eles irão ganhar sucessores oficiais.



O Ciclo de vida da linha Playstation

O primeiro console de vídeo game fabricado pela Sony, foi lançado em 3 de dezembro de 1994 no Japão, 9 de setembro de 1995 nos Estados Unidos, 29 de setembro de 1995 na Europa e 19 de setembro aqui no Brasil. Ele foi descontinuado em 24 de março de 2006. Seu ciclo de vida durou cerca de 11 anos e foi vendido mais de 104 milhões de consoles (o quarto console mais vendido da história).

O segundo console da linha foi o PlayStation 2, que aliás é o rei de vendas dos consoles! Ele tem o título de console de videogame mais vendido na história: foram mais de 157 milhões de unidades comercializadas no mundo. O PS2 foi lançado em 4 de março de 2000 no japão, e só terminou a produção no final de 2012 (28 de dezembro de 2012 e 4 de janeiro de 2013 no resto do mundo) tendo o seu ciclo durado perto de 13 anos.

terceiro console da família, Playstation 3, foi lançado em 11 de novembro de 2006 no Japão e teve "sua morte decretada" em 29 de maio de 2017. Sobreviveu mais de 10 anos.

O sucessor do PS3 e quarto console da linha, Playstation 4, foi lançado em 15 de novembro de 2013 e pelo que parece já tem seus dias contados.

A Microsoft – mais precisamente o chefe de marketing dos jogos para Xbox, Aaron Greenberg –, acredita que a geração atual de consoles pode ser a última e que "não precisa mais haver ciclos de gerações de consoles". Porém na visão do boss da Sony, Shawn Layden, parece que "as gerações são uma coisa boa" e filosoficamente a Sony acredita nisso. "Com o Playstation 4 Pro, nós implementamos esse tipo de inovação dentro do ciclo de vida de um console pela primeira vez" – na opinião do presidente "o PS4 Pro é um lançamento de meia geração".


Playstation 4 Pro


As previsões para o Playstation 5

Pra quem não sabe, a meta da Sony é conseguir bater a marca dos 100 milhões de unidades do PS4 vendidas em escala mundial – ele já é oitavo console mais vendido do mundo com mais de 84 milhões de unidades vendidas. O analista do NPD Group, Mat Piscatella, disse que isso vai ser realizado em 2019, ademais ele contou que o PS4 vai continuar vendendo muito bem nos próximos anos:

"As unidades de hardware são principalmente orientadas pelo conteúdo e estratégias de preços. Estou interessado em ver como o preço do PS4 muda ao longo dos anos, tanto no preço base como no preço promocional. Espero que o PS4 tenha outro excelente ano de vendas (2019), mas espero que ele seja mais baixo em relação a 2018".

Mat Piscatella prevê que o ano de 2020 seja um ano de lançamento potencial para o Playstataion 5.

A mesma previsão feita pelo analista Mat Piscatella neste ano ano de 2018, foi citada por Michael Pachter em meados de setembro de 2017. "Se eu tiver que apostar, é 2020", disse ele sobre o lançamento do PS5. Ele ainda comentou que próximo PlayStation terá o verdadeiro 4K da era Playstation.

O CEO e presidente da Sony Interactive Entertainment Shawn Layden, também já havia dito em 2017 que o PlayStation 5 é o passo seguinte da gigante japonesa, mas que isso ainda "vai demorar" – só que esse "demorar" ao que tudo indica se referia a um período de 2-3 anos.

Supondo que o Playstation 5 seja lançado em 2020 e que o ciclo de vida do Playstation 4 seja estendido até 2021 ou 2022, ele terá o menor ciclo de vida da família Playstation: 8 ou 9 anos de vida.

E o que você acha disso? Será mesmo que o PS4 será o console com menor 'tempo de vida' da linha Playstation?


 / WIKIPEDIA ( 1 , 2 , 3 , 4 ) 

Nenhum comentário