Por que o Twitter anda banindo contas?

Compartilhar:

O Twitter há anos tem sido amplamente criticado por esforços aparentemente frouxos para policiar usuários abusivos. Logo depois da revelação de que agentes russos estariam promovendo campanhas de desinformação através de redes sociais nos EUA, o Twitter e o Facebook se tornaram o centro das atenções de críticas sobre políticas de segurança e privacidade muito permissivas, e ambos vem enfrentado uma crescente pressão do público para impedir contas falsas, disseminadores de fake news e spammers.



O Twitter teria suspenso 70 milhões de usuários nos últimos 2 meses!

De acordo com o The Washington Post, o Twitter teria banido mais de 70 milhões de usuários somente entre os meses de maio e junho. A taxa de bloqueio de contas desse tipo é duas vezes maior do que foi em outubro de 2017, quando a empresa começou a se esforçar mais nesse sentido. "O sistema já identifica e contesta mais de 9,9 milhões de contas de potenciais spammers por semana", escreveu a empresa em seu blog.


A rede social identificou mais de 9,9 milhões de contas potencialmente spam ou automatizadas


Entretanto, a rede social explicou ao The Verge, que a maior parte das contas eliminadas não eram usuários tão frequentes da plataforma – muitas das contas raramente tuítavam. Entre outras palavras, elas não devem impactar tanto nos números.

A plataforma também não vai mais exibir contas desabilitadas na contagem de seguidores: "Muitas pessoas perceberão uma diminuição de quatro ou menos seguidores; outras, que têm um número maior de seguidores, podem sentir uma queda mais significativa. Entendemos que isso possa ser difícil para alguns usuários, mas acreditamos que acuracidade e transparência fazem do Twitter uma plataforma mais confiável para servir à conversa pública", disse Vijaya Gadde, membro da equipe de segurança da rede social.


Usuários que tinham menos de 13 anos quando criaram a conta estão sendo banidos

A ideia aqui é respeitar leis bastante restritas – como a COPPA, nos EUA – para proteger menores de idade na internet, pois a maioria dos serviços online diz, em seus termos de serviço, que não aceita usuários abaixo de 13 anos. Então no final de maio desse ano, o Twitter resolveu bloquear qualquer pessoa cuja data de nascimento indicar que ela tinha menos de 13 anos quando se inscreveu no serviço – via Motherboard.

Essa mudança na postura do Twitter na verdade aconteceu em maio deste ano, pouco tempo antes do anúncio do GDPR que entrou em vigor na União Europeia. A lei define a idade mínima de 13 anos para consentimento do uso de serviços online; ela pode variar de país para país até um máximo de 16 anos. Logo, por lei, a rede social não pode hospedar conteúdo criado por pessoas com esta idade, daí o microblog resolveu bloquear tudo que existia destas pessoas – e inclusive banir a conta de quem tem mais idade, no qual quando entrou no Twitter ainda não tinha a idade mínima para uso do site, o que tem deixado muitos usuários bravos com tal situação.

Sim, é claro que ninguém é obrigado a informar sua data de nascimento, essa é uma opção opcional, e serve para exibir balões de aniversário no seu perfil, também "para personalizar sua experiência no Twitter, mostrando à você conteúdos mais relevantes, incluindo anúncios" – como eles dizem. Mas a questão é que muitas pessoas adicionam por alguma razão tais informações, seja pra receber os balões de aniversário ou outro motivo, e infelizmente vem causando (ou já causou) problemas.

Alguns usuários dizem que o Twitter pede para enviar um documento de identidade, certidão de nascimento, ou meios de contato com os pais para verificar a idade e desbloquear a conta.


O Twitter pede para enviar um documento de identificação como o RG ou outros

E pelo que parece isso não está afetando só contas pessoais. Rob Ford, fundador da FWA, diz ao VentureBeat que o perfil de sua empresa foi suspenso porque tinha uma data de "aniversário" – ela foi fundada há menos de 13 anos. Uma verdadeira confusão, não acha?

O Twitter diz que está criando uma solução de longo prazo para os usuários afetados. Contudo até o momento isso não aconteceu e alguns usuários bloqueados continuam sem acesso ao perfil e novos banimentos ainda ocorrem. Segundo informações do jornal britânico The Guardian, uma fonte garantiu que o Twitter ainda não tem a ferramenta necessária para poder fazer o filtro e, assim, evitar dor de cabeça para tantas pessoas. Ou seja, tudo indica que ainda não é possível separar o que foi criado antes dos 13 anos, com o que foi criado depois desta idade.

No momento, esse problema é realmente um problemão! Sem contar o fato da lentidão para ser resolvido – que vem desde o mês de maio. Por incrível que pareça talvez seja mais fácil iniciar uma nova conta do zero e abandonar o usuário banido. Mas não se desespere, vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos, afinal muitos estão esperando uma resposta em definitivo sobre essa questão.


FONTE(S) THE VERGE ( 1 , 2 ) / WASHINGTON POST / TWITTER BLOG/ TECNOBLOG / REDDIT / VENTUREBEAT / THE GUARDIAN

Nenhum comentário