Verdade ou mentira? Será que o sal do Himalaia proporciona benefícios de saúde?

Compartilhar:

Muitas pessoas afirmam que o sal do Himalaia é carregado com minerais e proporciona benefícios de saúde incríveis. Será mesmo?

O sal rosa do Himalaia é um tipo de sal que é naturalmente rosa e extraído da Mina de Sal Khewra, no Paquistão, perto do Himalaia – mas falsamente comercializado como sendo do Himalaia ( 1 ). Ele é extraído à mão e minimamente processado para produzir um produto não refinado que é livre de aditivos e pensado para ser muito mais natural do que o sal de mesa



O sal rosa do Himalaia é melhor que o sal comum?

Quimicamente similar ao sal de mesa, ambos, tanto o sal de mesa como o sal rosa do Himalaia, consistem principalmente de cloreto de sódio, mas o sal rosa do Himalaia tem até 84 outros minerais e oligoelementos que não são encontrados no sal comum, como por exemplo, potássio e cálcio, bem como minerais menos conhecidos: estrôncio e molibdênio. Na verdade, são esses mesmos minerais, especialmente o ferro, o que lhe confere uma cor rosa. Ele também contém quantidades de sódio ligeiramente inferiores às do sal normal.

Um estudo analisou o conteúdo mineral de vários tipos de sais, incluindo sal rosa do Himalaia e sal comum ( 2 ).


Sal rosa do Himalaia
Sal de mesa
Cálcio (mg)
1,6
0,4
Potássio (mg)
2,8
0,9
Magnésio (mg)
1,06
0,0139
Ferro (mg)
0,0369
0,0101
Sódio (mg)
368
381

Como podemos ver, o sal de mesa pode ter mais sódio e o sal rosa do Himalaia contém mais cálcio, potássio, magnésio e ferro ( 2 ). No entanto, as quantidades desses minerais no sal rosa do Himalaia são muito, muito pequenas rs.

Eles são encontrados em quantidades tão pequenas que seriam necessários aproximadamente quase dois quilos! Isso mesmo, quase 2 quilos! Mas precisamente 1,7 kg de sal rosa do Himalaia para obter a quantidade diária recomendada de potássio, por exemplo, o que é uma quantidade totalmente irreal de sal para se consumir. 

Na maior parte, os minerais extras no sal rosa do Himalaia são encontrados em quantidades tão pequenas que é muito improvável que eles proporcionem quaisquer benefícios para a saúde.



As alegações de saúde são verdadeiras?

Apesar do fato de que o sal rosa do Himalaia contém apenas pequenas quantidades de minerais adicionais, muitas pessoas ainda afirmam que ele pode fornecer uma série de benefícios para a saúde. A verdade é que a maioria dessas alegações não tem nenhuma pesquisa para apoiá-las. Algumas delas comumente promovidas pelo sal do Himalaia rosa incluem:

  • Melhora doenças respiratórias
  • Equilibra o pH do seu corpo
  • Reduz os sinais de envelhecimento
  • Melhora a qualidade do sono
  • Regula o açúcar no sangue
  • Aumenta a libido (desejo sexual)

Algumas das alegações relacionadas aos usos não dietéticos do sal rosa do Himalaia podem ser vagamente baseadas em pesquisas. Por exemplo, o uso de cavernas de sal como tratamento para várias doenças pulmonares foi avaliado em alguns estudos. Os resultados sugerem que pode haver algum benefício, mas, no geral, pesquisas mais rigorosas são necessárias para investigar sua eficácia ( 3 , 4 , 5 ). 

Por outro lado, algumas dessas alegações de saúde são, na verdade, apenas funções normais do cloreto de sódio no corpo, portanto, você obterá esses benefícios de qualquer tipo de sal!

Pesquisadores descobriram que dietas de baixíssimo teor de sal podem contribuir para problemas de sono ( 6 ). Isso sugere que uma quantidade adequada de sal pode ser necessária para a qualidade do sono. No entanto, o estudo não examinou o sal rosa do Himalaia e é provavelmente uma função do cloreto de sódio presente em qualquer sal.

Ademais, os minerais do sal rosa do Himalaia não estão presentes em quantidades suficientes para ter qualquer efeito no equilíbrio do pH do corpo. Seus pulmões e rins regulam rigidamente o pH do seu corpo sem a ajuda do sal rosa do Himalaia.

Além disso, os níveis de açúcar no sangue, envelhecimento e libido são todos controlados principalmente por outros fatores além do sal em sua dieta, e simplesmente não há estudos científicos sugerindo que comer sal rosa do Himalaia possa beneficiar qualquer um desses aspectos de sua saúde.

Da mesma forma, não há pesquisa comparando os efeitos do sal rosa do Himalaia e do sal de mesa regular sobre a saúde. Se caso a pesquisa existisse, é realmente improvável que se encontre diferenças em seus efeitos à saúde.



Se você quiser evitar os aditivos no sal comum, o sal rosa do Himalaia é uma ótima alternativa natural. Mas não espere para ver os "benefícios de saúde" que dizem que ele tem por aí. De fato os benefícios são ilusórios – aliás esse poderia ser o titulo desse post: 'os benefícios ilusórios do sal do Himalaia'.

Lembrando que o sal de mesa é uma importante fonte alimentar de iodo, então se você estiver usando sal rosa do Himalaia, precisará obter iodo de outros alimentos como algas marinhas, laticínios e peixes para evitar a deficiência de iodo ( 7 ).

E tem mais, todo mundo sabe que o sal rosa do Himalaia é muito mais caro que o sal comum. Então, se você não se importar com os aditivos, o uso regular do sal comum está de bom tamanho.

Aqui vai mais uma dica pra fechar esse artigo: verifique o rótulo nutricional do sal do Himalaia, pois o teor de sódio pode variar muito, dependendo da marca  – isso se caso você for comprar obviamente, mas depois de ter lido essa postagem você ainda compraria o sal do Himalaia?

É isso aí! Espero que tenha gostado das informações que trouxemos aqui pra você. Obrigado! :)

Nenhum comentário