Você sabia que Candy Crush, Tetris e Fruit Ninja podem ajudar a detectar demência?

Compartilhar:

Pesquisas conduzidas por cientistas da Universidade de Kent sugerem que jogos populares para celular podem fornecer uma nova ferramenta para ajudar os médicos a detectar sinais precoces de declínio cognitivo, alguns dos quais podem indicar o aparecimento de condições graves, como demência.

Os autores realizaram uma série de testes cognitivos em papel entre 21 participantes saudáveis. Posteriormente, pediram aos participantes que passassem 10 minutos jogando Tetris, Candy Crush Saga e Fruit Ninja em dois períodos separados, com quinze dias de intervalo. Os três jogos selecionados foram escolhidos porque são fáceis de aprender, envolvem a maioria dos jogadores e envolvem interações intensivas usando vários gestos. Usando sensores embutidos nos telefones celulares dos usuários, os pesquisadores coletaram dados sobre seus toques, furtos e gestos rotacionais durante o jogo. Eles descobriram uma ligação clara entre a velocidade, o comprimento e a intensidade dos gestos dos usuários durante o jogo e o desempenho cognitivo, isto é, revelando a capacidade dos participantes de realizar tarefas de busca visuoespacial e visual, além de testar sua memória, flexibilidade mental e atenção.

Por fim, eles concluíram, com base nessas descobertas, que os jogos móveis populares podem ser usados ​​para identificar alterações nas habilidades motoras entre pessoas com doença de Alzheimer, lesões cerebrais traumáticas ou outras condições que podem causar declínio cognitivo.

No entanto, muito provavelmente, são necessárias mais pesquisas para replicar os resultados deste estudo e aprender como os aplicativos móveis podem ajudar a informar os cuidados clínicos.


FONTE(S) UNIVERSITY OF KENT

Nenhum comentário