Enquanto isso no Brasil... as pessoas têm mais acesso a celular que a esgoto

Compartilhar:

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do IBGE, o Brasil está equiparado aos países de primeiro mundo no que diz respeito ao uso de smartphones, mas por outro lado, ainda é subdesenvolvido quanto ao tratamento de esgoto.

Os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que seis a cada domicílios brasileiros, acessam a internet por meio de um telefone celular.

Os dados mostram que 92,3% dos lares possuem ao menos um celular, enquanto 66% das casas não contam com tratamento adequado de esgoto em sua região.

No final de 2016, 20,6 milhões de residências não tinham o serviço público de esgoto. Já quanto à coleta de lixo, 6 milhões de lares não possuem esse serviço na porta de casa, enquanto 2 milhões de residências sequer têm acesso à água encanada.


Foto: Estadão Conteúdo


Uma grande contradição

Como supracitado, enquanto o acesso a esgoto ainda é digno de um País de terceiro mundo, quando o assunto é uso de smartphone o brasileiro briga com nações já desenvolvidas. 

Pois é, pra você ter uma ideia, o acesso à internet por meio de um dispositivo móvel, já supera em número, aquele realizado a partir de um computador doméstico. 

Os dados mostram que em 2016 63,6% dos domicílios brasileiros possuem algum tipo de conexão com a web. Desse total, 60,3% conta com acesso via celular, enquanto outros 40,1% acessam pelo computador, 12,1% via tablet, 7,7% pela TV e 0,8% por algum outro dispositivo.  

O uso de smartphone só perde em penetração nos domicílios para geladeira (98,1%) e televisão (97,4%).

O que você acha disso? Será que os políticos e a população no geral se preocupam mais com acesso a internet e celular do que o acesso a esgoto? 



Nenhum comentário