Os benefícios do chocolate amargo para a saúde!

Compartilhar:

O chocolate amargo – também conhecido como dark chocolate, chocolate escuro, preto ou puro – é carregado de nutrientes que podem melhorar a saúde.

Feito a partir da semente da árvore de cacau, é uma das melhores fontes de antioxidantes do planeta.

Estudos mostram que o chocolate amargo (não aquela coisa cheia de açúcar que a gente vê por aí) pode melhorar a saúde e reduzir o risco de doença cardíaca.



O chocolate amargo é bastante nutritivo

Um chocolate amargo de qualidade e com alto teor de cacau, é realmente bastante nutritivo.

Contém uma quantidade decente de fibra solúvel e é carregado com minerais e algumas vitaminas como a vitamina A e K.

Uma barra de 100 gramas de chocolate escuro com 70-85% de cacau contém ( 1 )

  • 11 gramas de fibra;
  • 67% da RDA para ferro;
  • 58% da RDA para Magnésio;
  • 89% da RDA para cobre;
  • 98% da RDA para manganês;
  • Ele também possui bastante potássio, fósforo, zinco e selênio.

Ah, pra você não ficar perdido, o RDA (Recommended Dietary Allowance) são as recomendações nutricionais para a população, que mede o nível de ingestão suficiente de um nutriente.

Claro, 100 gramas é uma quantidade bastante grande e não é algo que você deve consumir diariamente. Todos esses nutrientes também vêm com 600 calorias e quantidades moderadas de açúcar. Por este motivo, é melhor consumir com moderação.

O perfil de ácidos graxos do cacau e do chocolate amargo é excelente. As gorduras são principalmente saturadas e monoinsaturadas, com pequenas quantidades de poliinsaturadas.

Ele também contém estimulantes como a cafeína e a teobromina, mas é improvável que você fique acordado à noite, já que a quantidade de cafeína é muito pequena comparada ao café.



Uma poderosa fonte de antioxidantes

Chocolate amargo é carregado com compostos orgânicos que são biologicamente ativos e funcionam como antioxidantes.

Estes incluem polifenóis, flavanois, catequinas, entre outros.

Ele tem uma grande variedade de antioxidantes poderosos, muito mais do que a maioria dos outros alimentos.

Um estudo mostrou que o cacau e o chocolate escuro continham mais atividade antioxidante, polifenois e flavanois do que outras frutas que testaram, o que incluiu mirtilos e frutos do Açaí ( 2 )



Pode melhorar o fluxo sanguíneo e baixar a pressão arterial

Os flavanóis (ou flavonoides) do chocolate escuro podem estimular o endotélio – camada celular que reveste interiormente os vasos sanguíneos e linfáticos – o revestimento das artérias, e ainda podem produzir óxido nítrico ( 3 ).

Uma das funções do óxido nítrico é enviar sinais às artérias para relaxar, o que diminui a resistência ao fluxo sanguíneo e, portanto, reduz a pressão arterial.

Há vários ensaios controlados que mostram que o cacau e o chocolate amargo podem melhorar o fluxo sanguíneo e baixar a pressão sanguínea, no entanto os efeitos são geralmente leves. ( 4 , 5 , 6 , 7 )

Entretanto, um estudo feito em pessoas com pressão arterial elevada, mostra que o consumo do cacau, não tem nenhum efeito na pressão sanguínea ( 8 ).



Aumenta o Colesterol Bom (HDL)

Consumir chocolate amargo pode de fato melhorar vários fatores de risco associados a doenças cardíacas.

Em um estudo publicado no The Journal of Nutrition, descobriu-se que o pó de cacau diminui significativamente o colesterol LDL oxidado. Ele também aumenta a HDL reduzindo o LDL total em homens com colesterol elevado ( 9 )

Faz todo o sentido que o cacau reduza o LDL oxidado. Ele contém uma abundância de poderosos antioxidantes que protegem as lipoproteínas contra danos oxidativos ( 10 , 11 , 12 ).

Chocolate escuro também pode reduzir a resistência à insulina, que é outro fator de risco comum para muitas doenças, como doenças cardíacas e diabetes ( 13 , 14 ).



Ele pode diminuir o risco de doenças cardiovasculares

Os compostos presentes no chocolate preto, parecem ser altamente protetores contra a oxidação de LDL.

Em um estudo realizado com 470 homens idosos, descobriu-se que o cacau reduz o risco de morte cardiovascular por um enorme 50% ao longo de um período de 15 anos ( 15 ).

Outro estudo revelou que comer chocolate duas ou mais vezes por semana, reduz o risco de ter placa calcificada nas artérias em 32%. Comer menos chocolate não teve efeito ( 16 ).

Ainda um outro estudo mostrou que consumir chocolate cinco vezes por semana, reduziu o risco de doença cardiovascular em 57% ( 17 ).

É claro, esses 3 estudos são os chamados estudos observacionais que não podem provar que foi o chocolate que causou a redução de risco.

No entanto, dado que temos um mecanismo biológico (pressão sanguínea mais baixa e LDL oxidado), então é plausível que o consumo regular do dark chocolate possa de fato reduzir o risco de doença cardíaca.



Funciona como um protetor solar

Os compostos bioativos em chocolate escuro também podem ser ótimos para sua pele .

Os flavonoides podem proteger contra danos causados ​​pelo sol, melhorar o fluxo sanguíneo para a pele e aumentar a densidade e hidratação da pele ( 19 ).

A dose mínima eritemática (MED) é a quantidade mínima de raios UVB necessária para causar vermelhidão na pele 24 horas após a exposição.

Em um estudo de 30 pessoas, o MED mais do que duplicou depois de consumir chocolate escuro alto em flavonoides por 12 semanas ( 20 ).

Se você está planejando pegar uma praia, considere consumir chocolate amargo nas semanas e meses anteriores. Mas é claro, o uso de protetor solar é indispensável.



Melhore a função cerebral

Você sabia que o chocolate escuro também pode melhorar a função do cérebro?

Um estudo de voluntários saudáveis ​​mostrou que 5 dias de consumo de cacau de alto teor de flavanol melhoraram o fluxo sanguíneo para o cérebro ( 21 ).

O cacau também pode melhorar significativamente a função cognitiva em idosos com deficiência mental. Ele também pode melhorar a fluência verbal e vários fatores de risco para doenças ( 22 ).

O cacau também contém substâncias estimulantes como a cafeína e a teobromina, o que pode ser uma das principais razões pelas quais o cacau pode melhorar a função cerebral ( 23 ).



A ciência mostra que o cacau pode fornecer benefícios de saúde poderosos, sendo especialmente protetor contra doenças cardiovasculares.

Mas obviamente, isso não significa que você deve sair comendo muito chocolate todos os dias, pois ele está carregado de calorias e contêm um pouco de açúcar – a não ser que você coma um chocolate puro de 100% de teor de cacau.

Esteja ciente de que muito do chocolate vendido por aí é uma porcaria. Você precisa escolher e ficar atento aqualidade. De preferência o chocolate deve ser orgânico, sem glutén e com no minimo 70% ou mais de cacau.

Se você gostou, fique a vontade pra compartilhar esse artigo. E até a próxima!

Nenhum comentário