Xô pra lá espinhas! 7 dicas que vão te ajudar a se livrar da Acne

Compartilhar:

Sua pele tem pequenos orifícios chamados poros que podem ficar bloqueados por óleo, bactérias, células mortas da pele e sujeira. Quando isso ocorre, você pode desenvolver uma espinha. Se sua pele é repetidamente afetada por essa condição, você pode ter acne ( 1 ).

Segundo a Academia Americana de Dermatologia ( 2 ), a acne é a condição de pele mais comum nos Estados Unidos – ela afeta quase 10% da população mundial ( 3 ). Embora ela não seja uma condição com risco de vida, pode ser dolorosa, especialmente quando é grave. A acne pode ser encontrada em quase qualquer parte do corpo, mais comumente se desenvolve em seu rosto, costas, pescoço, tórax e ombros, e como consequência pode afetar sua auto-estima e causar um sofrimento emocional. Como se não bastasse, ao longo do tempo, ela ainda pode causar cicatrizes físicas permanentes – sem o tratamento adequado.



Abaixo estão algumas dicas da American Academy of Dermatology (Academia Americana de Dermatologia) que podem ajudar no tratamento da Acne ( 2 ). Confira:

1. A transpiração pode piorar a acne, por isso lave a pele o mais rapidamente possível após suar.

2. Use as pontas dos dedos de forma suave para aplicar um tipo de limpador ou loção. Usando uma esponja, esponja de malha ou qualquer outra coisa pode irritar a pele.

3. Seja gentil com sua pele. Use produtos suaves, como os que não contêm álcool. Não use produtos que irritam a sua pele, que podem incluir adstringentes, toners e esfoliantes. A pele seca e vermelha faz com que a acne pareça pior. Além disso certos cremes hidratantes ou óleos que podem bloquear os poros da pele, e como resultado piorar a acne, portanto consulte um Dermatologista antes de usar qualquer produto ( 1 ).

4. Evite a tentação de esfregar a pele. Esfregar sua pele com muita força ou apertar cravos pode ter um efeito negativo.

5. Mantenha as mãos longe do seu rosto. Tocar sua pele ao longo do dia pode causar surtos.

6. Fique longe do sol e das camas de bronzeamento. Bronzeamento danifica sua pele. Além disso, alguns medicamentos contra acne tornam a pele muito sensível à luz ultravioleta (UV), que você obtém tanto do sol quanto dos aparelhos de bronzeamento artificial.

Usar camas de bronzeamento aumenta o risco de melanoma, a forma mais letal de câncer de pele, em 75%.

7. Consulte um dermatologista se:

  • A acne o deixa tímido ou envergonhado;
  • Os produtos que você tentou não funcionaram;
  • Se a acne está deixando cicatrizes ou escurecendo sua pele.



Vale ressaltar que existem muitas teorias sobre o que pode tornar a acne mais provável. Algumas dessas ideias são embasadas por estudos científicos, no entanto muitas não são. Por exemplo, as pessoas às vezes dizem que não lavar o rosto corretamente lhe dá acne ou piora, mas não há prova científica de que isso seja verdade. Afirmações como essa podem fazer com que os adolescentes se sintam culpados ( 1 ).

Ademais a acne pode ocorrer em qualquer idade. Bebês recém-nascidos podem ter acne, adolescentes ou adultos jovens. Homens e mulheres têm acne. Algumas mulheres adquirem acne quando atingem a meia-idade – 30, 40, 50 ou mais ( 2 ).

Lembrando que se você tiver dúvidas ou preocupações sobre como cuidar de sua pele, é recomendado que você consulte um dermatologista. Por fim, esperamos ter ajudado você com essas informações :). Se curtiu compartilhe. Até a próxima!

2 comentários: