O brasileiro é o povo que mais acredita em 'Fake News'

Compartilhar:

Adivinhe qual é o país que as pessoas mais acreditam em fake news? Acertou se respondeu que é o Brasil, pois é. Uma Pesquisa realizada pela Ipsos entre 22 de junho e 3 de julho, feita com adultos com idade entre 18 e 64 anos nos EUA e Canadá e adultos entre 16 e 64 anos em todos os outros países, na qual que foram ouvidas 19,243 pessoas em 27 países e publicada em 2 Outubro 2018, revela que 62% dos brasileiros acreditam em notícias falsas, seguidos de Arábia Saudita e Coreia do Sul (58%) e peruanos e espanhóis (57%), chineses (56%) e, empatados em quinto lugar, suecos, indianos e poloneses (55%).


 62% dos brasileiros acreditam em notícias falsas


Se considerarmos que o Brasil tem cerca de 208,5 milhões de habitantes, segundo o IBGE, significa dizer que isso equivale a 141,78 milhões de brasileiros! Curioso é que mesmo que 68% de brasileiros diz saber diferenciar o real do que é falso, a quantidade que admite já ter acreditado em fake news é contrastante com tal afirmativa. A maior parte dos entrevistados no Brasil e no mundo atribui seus equívocos a políticos, mídia e redes sociais interessados em enganar o povo.

A pesquisa mostrou que os países em que a pessoas mais desconfiam de notícias falsas são o Japão (34%) Reino Unido e a Turquia, ambos com 33% e Itália, com 29%.

Fundada na França em 1975, a Ipsos ocupa o terceiro lugar no setor de pesquisa global. Com presença em 87 países, ela emprega mais de 16.000 pessoas e conduz programas de pesquisa em mais de 100 países. Ela controlada e gerenciada por profissionais de pesquisa que construíram um grupo sólido em torno de um posicionamento multi-especialista – Pesquisa de mídia e publicidade; Pesquisa de marketing; Gestão de relacionamento com clientes e funcionários; Opinião & Pesquisa social; Dados móveis, on-line e off-line, coleta e entrega.

Você pode ver todos os detalhes da pesquisa clicando aqui

Nenhum comentário